6 de jun. de 2014

Como é bom ler!

    Acredito que todo mundo sabe que a leitura é ótima para o desenvolvimento da criança, não é mesmo? 
A título de curiosidade, em 1448 foi fundada a primeira fábrica de livros! Os primeiros livros direcionados ao público infantil surgiram no século 18, quando os autores como La Fontaine e Charles Perrault escreviam suas obras enfocando, principalmente, os contos de fadas. E em 1946 foi fundada a Câmara Brasileira do Livro, com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura no país.
    Mas depois de tanto tempo, com a tecnologia reinando e trazendo diversos programas infantis (ou não!) na televisão, jogos no computador, aplicativos nos tablets ou smartphones, como anda esse hábito tão antigo e prazeroso? Uma pesquisa realizada no ano de 2012 mostra que o hábito da leitura caiu 9,1% em quatro anos e, apesar de reconhecer a importância da leitura para os pequenos, são poucos que tomam a responsabilidade para si.

    Pois saiba que, por meio da leitura, além de adquirir cultura, conhecimentos e valores, a criança também desenvolve a criatividade e a imaginação. Além disso, ao ler histórias
com diversos contextos (monstros, princesas, bruxas, etc), ela também aprende realidades internas emocionais com as quais irá lidar na vida real. A leitura também pode trazer o conhecimento de experiências não vividas ainda. Na minha preparação para este post, li um depoimento de uma mãe relatando que o filho de 2 anos reconheceu vários animais na primeira visita ao zoológico por causa dos livros que possui em casa.
    E você sabia que o hábito de ler pode iniciar até mesmo durante a gestação e no decorrer do primeiro ano de vida? A voz da mãe ou do pai acalma a criança e há o prazer de ouvir o som das palavras, isso é o que acontece nos primeiros meses. A partir do momento que o bebê consegue sentar e começar a interagir com o objeto, as cores, formas e texturas em uma página de um livro, associados aos prazeres anteriormente ditos, irão despertar este prazer pela leitura.


    
    Algumas dicas para incentivar:  
- Criar a rotina de ler na cama antes de dormir é ótimo - durante a leitura, você pode fazer perguntas simples sobre o que esta acontecendo, sobre os personagens, para mentar a criança interessada;
- Visitar  livrarias ou bibliotecas e deixar a criança manusear os livros nesses locais; 
- Não repreender muito caso acontecer de uma folha se rasgar, apenas mostre que não se deve fazer isso com os livros;
- Ser o exemplo - crianças aprendem por imitação!

    Mesmo sem entender a história, trazer a leitura como um momento prazeroso e dentro da rotina, cria o hábito e ainda fortalece os vínculos familiares.

ps. link para um blog cheio de contos!
Contos para a criança ler, ouvir e sonhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário