14 de jan. de 2015

Quanta tecnologia!

    Não é de hoje que falo sobre a importância de brincar. O brincar traz crescimento, atua no desenvolvimento da criança, trazendo novas habilidades e capacidades a cada descoberta durante uma atividade.

    Na rotina que a maioria dos pais têm hoje, muitos argumentam que não sobra tempo (e energia!) no final do dia para brincar com os pequenos... E é de se entender muito bem, pois a sociedade hoje está em um ritmo mega acelerado, não é?! Existem vários projetos, filosofias de vida, ideias que estão trabalhando para ir contra essa velocidade e cobrança toda, mas é ela quem reina no dia a dia da maioria de nós. E com essa velocidade toda, também surgiram os avanços da tecnologia, com os aparelhos eletrônicos cada dia mais usados entre todas as idades. Desde os mais novinhos, de 1, 2 ou 3 anos, até nossos avós, estão se familiarizando com o uso dos touch, aplicativos, internet e demais ferramentas.
     
    Penso que isso é muito bom olhando como desenvolvimento científico, econômico ou o que mais envolva, mas... e quanto ao NOSSO desenvolvimento? Como será que este se desenrola diante de tantas novidades?
 
    Muitos desses pais, sem tempo ou energia, recorrem aos aparelhos para a criança brincar ou se distrair... Mas a criança que fica a maior parte do tempo livre grudada em uma telinha touch pode ter problemas em seu desenvolvimento. Como exemplo sobre as dificuldades sociais e de comunicação, na reportagem: Não é autismo, é ipad , uma fonoaudióloga traz essas questões baseadas nas experiências em sua clínica. Outro exemplo, agora para os grandões, a reportagem que passou no domingo passado durante o Fantástico sobre a falta de bebês no Japão fala um pouco disso ( Desinteresse por sexo gera crise nacional no Japão por falta de bebês ). Fiquei assustada quando soube que os homens estão namorando de verdade, com compromisso e apaixonados uma garota virtual, que não existe, ou seja, um aplicativo!

    Mas voltando às nossas crianças, além de questões ligadas a socialização e comunicação, questões em relação a controle de emoções, de sono, na saúde física e até mesmo cognitivas já foram identificadas em crianças que usam excessivamente esses aparelhos. Os estudos realizados foram bem profundos e analisaram crianças com até 12 anos. Segundo as pesquisas, o tempo ideal de uso por dia de tablets ou smartphones seria de, no máximo, 30 minutos para as menores de 2 anos e 2 horas para as com 2 anos em diante

 
Acredito que os aparelhos eletrônicos, com seus aplicativos e jogos interativos, podem sim auxiliar o desenvolvimento de certas habilidades, mas creio que é preciso haver um bom senso dos pais e educadores quanto ao uso dos mesmos, principalmente em relação aos pequenos na fase até os 2 ou 3 anos. Interagir, se movimentar, cair, levantar, sentir, tocar, olhar, é essencial para o nosso crescimento e desenvolvimento. Não basta o raciocínio lógico, é preciso vivenciar e experimentar.

    Então, acho que, nessa rotina que muitas vezes é uma loucura, prezar pela qualidade e não quantidade pode influenciar muito no crescimentos das crianças. Você não precisa ficar brincando com o seu pequeno depois do trabalho durante duas horas ou mais. Atividades que tragam eles para interagir com vocês, os irmãos e outros objetos, desde que sejam bem vivenciadas e com sua plena atenção, valem muito também! Por exemplo: montar um quebra cabeça e depois chamá-lo para ajudar a preparar um lanchinho juntos é super válido. Ou pode até jogar algo no tablet por alguns minutos e depois chamar para ler um livro, fazer um desenho de como foi o dia ou escolher sua roupa para o dia seguinte de trabalho!

    Existem inúmeras possibilidades de brincadeiras e atividades. Acho até um bom assunto para o próximo post!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário