5 de mai. de 2015

Um tempinho sem tecnologias

    Sim! Faz muito tempo que não apareço por aqui... Nossa, o último post foi em janeiro!! Mas, a correria as vezes atrapalha um pouco, não consegui me organizar ainda (sim, psicólogas também tem dificuldades!rs) e sou muito mais adepta à mais qualidade do que à quantidade.

    Desculpas e esclarecimentos feitos, vamos ao assunto! No ultimo post falei da quantidade de tecnologia que estamos usando com nossas crianças, as consequências que isto pode causar e no final comentei que existem diversas brincadeiras e situações que podemos utilizar para brincar, distrair, estimular, acompanhar os pequenos.

    Hoje eu trago algumas ideias práticas e fáceis para utilizarem durante algumas situações, onde vocês também possam curtir um tempinho junto com eles e
distraí-los sem usar a famosa tecnologia. Claro que não tenho todas as opções e algumas delas já devem ter visto por ai, mas sempre tem uma ou outra que a gente aprende, não é mesmo?   

No trânsito
- quantos carros de tal cor ele consegue contar até chegar ao destino,
- músicas que ela conheça e possa cantar com você durante o trajeto,
- descobrir quais os significados das placas de trânsito,
- para aqueles que estão começando a ler, desafios com leitura das placas,
- stop sem papel: dizer um substantivo que comece com tal letra,
- contar uma história bem entusiasmado,
- cada um contar como foi seu dia, o que aprendeu de novo, o que não gostou, o que comeu, etc.
- conversarem sobre qual vai ser o cardápio na janta

Em casa, depois da escola
- caça ao tesouro: separe alguns objetos e esconda por toda a casa ou em algum cômodo. Fale que ele tem tanto tempo para achá-los. Você pode dar dicas ou escolher objetos relacionados a algum assunto. O bom é que enquanto ele procura, você pode estender uma roupa, lavar uma louça ou adiantar o jantar sem deixar de falar ou interagir com ele,
- cada um fazer um desenho como foi o seu dia, o que fizeram ou sobre o que ele aprendeu na escola,
- ler uma história e depois pode assistir um desenho na televisão,
- e um banho juntos, por que não? Um lavar o pé ou as costas do outro, fazer bastante espuma nos cabelos com direito a penteados radicais, um pentear o cabelo do outro após o banho. Dá até para aproveitar e escolherem a roupa do seu trabalho juntos ou separar o uniforme da escola pro dia seguinte.
- que tal criar pistas para os carrinhos com fita adesiva no chão e apostarem uma corrida?
- quebra cabeça, jogos de tabuleiro, cadernos de colorir.

Na hora de preparar o jantar
- para os maiores, podem ajudar para colocar as coisas na mesa. Traga alguma coisa diferente como, ele precisa colocar algo que signifique que cada um tem o seu lugar na mesa e vocês deverão acertar suas cadeiras na hora de sentar ou fazer um desenho do que será servido enquanto você prepara.
- ainda para os maiores, que tal alguns desafios (com supervisão!) e ele te ajudar a preparar os alimentos? Lavar uma salada, tostar os pães na torradeira, preparar o suco,.. Você pode pedir para ele ler uma receita também.
- uma ótima estimulação sensorial: vendar os olhos da criança e deixar que descubra qual é o alimento. Deixe a criança manipular, cheirar, sentir o gosto. Pode oferecer pedacinhos de verduras, pitadinhas de temperos com cheiro ou gosto específico, dizer como se faz, para que serve, quais personagens de desenhos adoram comer ou podem ser,..
- se for para os pequenos, podemos deixar a limpeza de lado e deixar que eles brinquem um pouco antes com o alimento que irá oferecer a ele enquanto você prepara. Cheiro, gosto, textura... tudo isso faz parte do experimentar.

No restaurante
- acho que esta é a situação mais preocupante para o pais. Mas vamos lembrar como era no nosso tempo? Não existia tecnologias tão disponíveis ou acessíveis a todos... Lembro de brinquedinhos para os pequenos, canetas e lápis de cor para os maiores ou um brinquedo também;
- combinados antes de sair de casa com os maiores podem funcionar muito bem: dizer onde vão, o que vão fazer, como vai funcionar, o que pode e o que não pode.
- respeite o ritmo dos pequenos: não adianta querer sair com sua filha de 1 ano às 22h e esperar que ela fique tranquila, sem sono, sem querer seu cantinho. Aos poucos o ritmo deles se tornam como os nossos, mas antes disso, adeqüe seus horários,
    Aqui não existe muita mágica, mas o meu aconselho é utilizar a disposição, paciência, persistência. Disposição para estar com seu filho naquele lugar, poder dar uma volta pelo restaurante enquanto o prato não chega e achar coisas para distraí-lo. Paciência para ensinar o seu filho a ter paciência, a saber esperar, perceber que as coisas não acontecem na hora e como ele quer. E persistência para continuar a ensinar, pois não é na primeira que ele vai aprender.

Final de semana
- com mais tempo de sobra, dá para se esforçar um pouco, usar a imaginação e propor brincadeiras sem o uso da tecnologia, o que vai ser algo bem diferente para eles!! Olha quantas opções tem neste link . Eles podem até achar algumas sem graça, mas tenho certeza de que um jogo de mímica bem feito e super desafiador, um morto-vivo bem dinâmico, um quem sou eu com personagens que eles adoram, um pula rio ou o famoso pular elástico pode ser algo bem divertido.
- ir ao teatro, andar de bicicleta (ou a pé mesmo) no parque, visitar zoológico, brincar de cabaninha no quarto, arrumar os bonecos ou carrinhos, momento salão de beleza com as meninas, etc.
- com os menores, que tal sentar em um tapete ou colchão e explorar alguns brinquedos com eles?


    Essas opções não irão eliminar o uso da tecnologia, mas acredito que irão diminuir o tempo gasto com ela! Como foi dito no post anterior, o uso não é proibido, mas é preciso cuidar com os excessos e ter um equilíbrio.


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