Não quero! Não vou comer! Não gosto! Me dá agora!
Crianças precisam ter vida ativa e saudável; brincar,
perguntar e até fazer uma bagunçinha de vez em quando. O problema é quando isso
começa a passar dos limites.
A pedagoga Carla Mendes diz que a falta de comportamento
das crianças se deve a atitude permissiva dos pais. Uma das razões da falta de limites se deve ao caso dessa geração de pais estarem decididos a não repetir com os filhos os erros de seus progenitores, abolindo os abusos e autorismos do passado.
Outra razão também disso acontecer é o fato da grande maioria trabalhar em tempo integral, e por isso acabam compensando a falta de tempo permitindo que o filho faça tudo. Carla explica que a imposição de limites é essencial para a formação das crianças.
Outra razão também disso acontecer é o fato da grande maioria trabalhar em tempo integral, e por isso acabam compensando a falta de tempo permitindo que o filho faça tudo. Carla explica que a imposição de limites é essencial para a formação das crianças.
A psicologia também confirma a explicação da pedagoga,
pois pesquisas mostram que grande parte de problemas de comportamento é a falta
de limite imposta pelos pais. Durante o desenvolvimento infantil, a rotina é
estruturante para o crescimento da criança, para que cresçam com consciência de
até onde podem ir. A criança começa a entender regras e estabelecer disciplina a partir dos 2 anos, mas mesmo quando bebê é importante os pais chamarem a atenção para o que pode ou o que não pode fazer.
É importante reforçar que dar limites não é bater, agredir, ser autoritário. Dar limites não é fazer as coisas de acordo com seu humor ou deixar de atender as necessidades de seu filho. Não é invadir a privacidade ou não explicar o porque das coisas...
Mas afinal,
o que é dar limites?
.É ensinar a compreender e enxergar o
outro;
.É ensinar que nem sempre pode fazer o que
deseja ou pode ter tudo o que quer;
.É saber dizer sim sempre que possível e não
quando necessário;
.É mostrar que existem regras nos
relacionamentos e convivência com os outros;
.É saber criticar o comportamento e
não a criança;
.É dar o exemplo de comportamentos,
valores e princípios de acordo com cada etapa da criança.
As regras devem ser
criadas para permitir um relacionamento adequado entre a família, respeitoso em
relação aos valores e hábitos.
Ma, estamos começando essa difícil tarefa de impor limites. A Melissa quando completou 1 ano, mês passado, veio com várias novidades: andou livremente, começou a falar mais fonemas e infelizmente, começaram as birras. O "não pode" que antes era obedecido, agora começa a gerar uns choros, com direito a se jogar no chão e tudo.
ResponderExcluirDeterminamos que toda vez que ela fizer isso, ela será posta no berço e só a tiraremos quando o choro sem motivo cessar. E dizemos: tá chorando sem motivo, vai ficar de castigo.
Que tarefa mais difícil! Vendo a super nanny parecia bem mais fácil! hahahaha.