18 de abr. de 2012

Relação escola e família


        Percebemos atualmente que a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois uma depende da outra para alcançar seu maior objetivo: fazer com que o educando / filho aprenda para ter um futuro melhor e assim construir uma sociedade mais justa e digna para se viver.  

         A escola é uma instituição que complementa a família e ambos precisam ser um lugar agradável e afetivo para os alunos / filhos. Atualmente, as escolas estão buscando desenvolver uma prática de qualidade
, mais atentas à formação global, que proporciona às crianças a vivência da criatividade, da cooperação, da participação e do exercício da cidadania.

    Quando os professores relatam que o fato da “família não ir bem” influencia o desenvolvimento escolar dos alunos, estão cobertos de razão. Porém, apenas diagnosticar as dificuldades dos pais, favorecerá um maior afastamento da família. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola, implica em colocar-se no lugar do outro. A parceria precisa ser entendida enquanto uma relação de cooperação. E quando se fala em cooperação, o conceito de Piaget nos diz: “Cooperação é operar com... é estabelecer trocas equilibradas com os outros, sejam estas trocas referentes a favores, informações materiais, influências etc”. Conforme o sentido piagetiano, a relação escola-família prevê o respeito mútuo, o que significa tornar paralelos os papéis de pais e professores.

Ainda segundo o próprio Piaget, “Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva a muito mais que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, freqüentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades...”

         A escola necessita dessa relação de cooperação com a família, pois os professores precisam conhecer o universo sócio-cultural vivenciados pelos seus alunos, para que possam respeitá-los, compreendê-los e tenham condições de providenciar um desenvolvimento de sucesso e não de fracasso diagnosticado. Precisa ainda, dessa relação de parceria, para poder também compartilhar com a família os aspectos de conduta do filho: aproveitamento escolar, qualidade na realização das tarefas, relacionamento com professores e colegas, atitudes, valores, respeito às regras.

         Os pais precisam ter consciência de que servem como exemplo para seus filhos, portanto sua responsabilidade é redobrada. Os filhos usam tudo aquilo que aprendem a seu favor, ou seja, se o filho percebe o quanto seus pais discordam e criticam a escola, este fará o mesmo e desrespeitará os professores. Isso, por sua vez, irá distanciar ainda mais a família da escola. Os pais devem tentar entender o motivo da escola fazer de determinada maneira, através de diálogos sempre que for necessário. Ainda não inventaram melhor forma de trocar idéias do que o próprio diálogo, pois o olho-no-olho aproxima as pessoas e é mais provável que se chegue num denominador comum.

         Quando a escola se aproxima da família e a família do processo educativo do aluno há uma aproximação positiva que resulta num maior desempenho acadêmico dos alunos. A interação das famílias e da escola no processo educativo do aluno tem efeitos no seu desempenho escolar; as potencialidades são transformadas em capacidades.






É preciso manter a especificidade e saber que família não é escola e que escola não é família, considerando-se as tarefas do cuidar e do ensinar.

2 comentários:

  1. Tata!!!! Parabéns pelo Blog, adorei muito!!!!!!!!!
    Beijos Gabi Bley!!!!!!

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  2. Má, muito boa essas informações!!!! Adorei!
    Parabéns pelo ótimo trabalho!

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