24 de mai. de 2012

Estimulando o bebê - parte I

    O que Sigmund Freud é para a teoria da personalidade e o que Albert Einstein é para a física teórica, Jean Piaget é para o desenvolvimento da criança. As contribuições de Piaget para os campos da psicologia infantil e educacional, e o desenvolvimento cognitivo são enormes. 

    Os dois primeiros anos da criança são cruciais para seu desenvolvimento total. Pesquisas mostram que o crescimento do cérebro e o crescimento intelectual ocorre mais rapidamente durante os primeiros anos de vida. Na postagem de hoje, comento sobre o desenvolviemento intelectual da criança durante os primeiros 12 meses.

    Muitos falam que o recém nascido não é capaz de fazer ou aprender nada, mas enganam-se. Ao nascer o bebê já está interagindo, observando, explorando, descobrindo... Todos nós nascemos com um conjunto de reflexos e percepções que funcionam muito bem para nos adaptarmos ao mundo em nossa volta. E tudo isso pode ser estimulado por pais ou educadores.

    E como o bebê aprende? Logo no início da vida o bebê começa a formar o seu conhecimento agindo sobre objetos. Os atos reflexos de agarrar, chupar, movimentar os olhos, entres outros, e a coordenação desses reflexos são os principais mecanismos que a criança irá utilizar para desenvolver o seu intelecto. O bebê desenvolve seu potencial através da exploração e da brincadeira; e cada novo conhecimento será relacionado com o que já foi aprendido anteriormente e por fim será praticado (repetido) para que esse conhecimento realmente se torne seu.

    Abaixo, segue algun exemplos de atividades que estimulam o desenvolvimento intelecual da criança em cada fase. Mas lembrem-se sempre da palavra equilíbrio. É preciso cuidado com o excesso de atividades e não forçar o desenvolvimento do bebê; a questão não é ensinar ou criar crianças precoces, mas sim tirar o máxinmo de cada estágio que a criança esteja, produzir atitudes que a criança possa fazer descobertas por meio de suas ações espontâneas e estimular a criatividade conforme necessário! Outra questão bastante importante é: não se prendam à idade cronológica, os meses são apenas um referencial. 

    Nascimento ao 1º mês:
  - use um lençol, cobertor ou até mesmo o protetor de grade do berço com cores contrastantes, desenhos de figuras e até mesmo desenhos de rostos;
  - cante ou coloque músicas suaves para o bebê escutar.

    1º ao 4º mês:
  - ofereça objetos de diferentes tamanhos, formatos e texturas (papel, tecidos, madeira,...) e esfregue nos    dedos da criança;
  - comece a mostrar chocalhos para o bebê; deixe agarrar, sacudir, escutar, levar à boca;
  - repita os barulhinhos que a criança começar a fazer (aah, guu, maa)

    4º ao 8º mês:
  - pendure um móbile de chutar no berço;
  - ofereça tigelas ou panelas para que ele possa bater e fazer barulho;
  - mostre figuras coloridas e de formas diferentes, enfatizando bastante as cores;
  - apenas aproxime um brinquedo do bebê e deixe que ele tente chegar até este brinquedo;
  - brinque de esconder o seu rosto com as mãos.

    8º ao 12º mês:
  - prenda um barbante no chocalho e mostre como puxar o barbante para pegar o chocalho;
  - ofereça intrumentos rítmicos: tambor, pianinho, pandero, etc;
  - faça caretas, imite os sons que o bebê produz, deixe ele imitar você;
  - esconda objetos dentro de caixas, debaixo de lençóis, e espere o bebê procurar pelo objeto;
  - ajude-o a brincar com carrinhos.

    Essas são algumas de várias brincadeiras criativas e estimulantes para o desenvolviemento do bebê até os 12 meses. No próximo post, comento sobre as atividades para o segundo ano de vida.


Sempre respeite o delicado equilíbrio entre o enriquecimento
 do ambiente e o estado emocional, físico e mental do bebê.



estimulação


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