6 de dez. de 2012

Tchau fraldas!!

    A tão esperada hora de deixar as fraldas pode causar bastante ansiedade ou dúvidas nos pais. Mas nada de desespero!! Paciência e compreensão são essenciais nessa fase da criança.

Ta hora? Já é a idade? Ela já está pronta?
    Cada criança é diferente das demais, por isso, não existe idade exata para a retirada das fraldas. Mas observamos que a maioria das crianças, por volta dos 2 anos e meio a 3 anos, já são capazes de começar o treino ao peniquinho. Não adianta querer retirar as fraldas muito antes disso, pois a criança ainda não possui maturidade suficiente para o controle dos esfíncteres.
Até esta idade, a criança urina ou defeca por reflexo, mas depois dos 2 anos ela começa a perceber uma sensação diferente quando isto está prestes a acontecer.
Além disso, antes dos 2 anos, a comunicação da criança ainda é muito precária. É necessário o desenvolvimento da fala e da compreensão das explicações para que tenham sucesso neste processo.

    Uma dica valiosa é observar por quanto tempo a fralda permanece seca ou se a fralda está tão molhada quanto a quantidade de líquidos ingeridos. Se a fralda permanece mais seca, é sinal de que já existe um controle voluntário.

Ok, ela já está pronta. E agora?

    Antes de tudo, encare o fato com naturalidade. Não tenha nojo, vergonha ou ansiedade para as coisas acontecerem, fazer cocô ou xixi deve ser encarado como mais um fato corriqueiro e natural na vida da criança. Caso isso não aconteça, o processo pode gerar problemas quando a criança for maior, como prisão de ventre ou problemas de micção.

    - Compre um peniquinho que a criança goste. Atente ao fato de que um penico, é um penico... e não um brinquedo! Não exagere no tamanho, estímulos, tecnologias ou algo assim. Se puder comprar uma para casa e outro para saídas, é mais interessante. Já que os penicos devem ser simples, calcinhas e cuecas podem ser super divertidas! Lacinhos, personagens de desenhos, cores, igual ao do papai ou na mamãe...
    - Mantenha a porta aberta! Quando for ao banheiro, deixe que a criança veja você utilizando o vaso sanitário. Explique que é ali que você faz o xixi ou o cocô e que ela pode fazer o mesmo no peniquinho. Mostre também como usar o papel higiênico e o lavar as mãos depois. Meninos começam a usar sentados no começo, com o passar do tempo, o papai pode mostrar como fazer em pé.

    - Pergunte muitas vezes durante o dia se ela está com vontade de fazer xixi, perceba os horários em que geralmente ela faz cocô e aproveite o momento! O melhor lugar para o penico é no banheiro, mas no início pode ser interessante deixar sempre à mão, mas nunca em frente à TV ou junto à mesa de jantar, pois o penico pode se transformar em um assento e perder sua real função.

   - Dê um tempo para a criança e elogie sempre que terminar de fazer o xixi ou cocô; todo o processo é baseado em reconhecimento, aprovação e estímulos positivos. Não puna a criança ou faça muito caso se incidentes acontecerem, haja com naturalidade e diga que isso acontece, que o próximo xixi ou cocô ela tenta fazer no peniquinho de novo. Excesso de atenção pode levar a criança a pensar que incidentes são úteis.

     - Exponha a criança a diferentes contextos. Não é por que a criança está treinando tirar as fraldas que você irá se confinar em casa até o final do processo! Por isso o uso do penico para viagem ou saídas, um pit stop no meio do caminho ou um xixi na casa da vovó não será nenhum problema.

     - As fraldas no período de sono demoram um pouquinho a mais para serem retiradas. Crie a rotina de ir ao banheiro toda noite antes de dormir e, depois de várias noites de fraldas sequinhas, é possível a tentativa de tirá-las também.

    - Quando o penico já for de uso normal, vale a tentativa do uso do vaso sanitário. Incentive-a a usar igual à mamãe ou ao papai. Facilite este processo comprando um assento infantil adaptável aos vasos sanitários para que ela não se sinta em um buraco muito maior do que ela. Um banquinho para que a criança possa subir sozinha, sentar e apoiar os pés também pode facilitar muito a adaptação.

    Como sempre digo, toda e qualquer etapa do desenvolvimento da criança demanda muita paciência e persistência. Não perca o controle das emoções e não interrompa o processo por alguma inconveniência ou desconforto seu. Se encarado com muita calma, pouca ansiedade e muito carinho, o treino ao uso do peniquinho pode durar poucas semanas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário