24 de jul. de 2012

Eis que surge a adolescência!

    Mudança de humor, revoltas, cabelo diferente, espinhas no rostos, mudança de hábitos, novo grupo de amigos... Essas são algumas das características que notamos na época da famosa adolescência e que deixam alguns pais de cabelos em pé!  Mais saibam que todas elas fazem parte desta fase e contribuem para o processo de crescimento e desenvolvimento do jovem.

  Olhando para a etimologia da palavra, adolescência significa "crescer para", que nos remete à desenvolvimento, preparação para algo que está por vir. Esta é a fase do desenvolvimento humano que caracteriza-se como transição do mundo infantil para o mundo adulto, o que exige um esforço de ajustamento físico e psicológico do indivíduo. Por isso, engana-se quem pensa que são apenas os pais que sofrem com tantas transformações.

    Analisando algumas mudanças dessa fase, é possível descrever os seus significados e importância no desenvolvimento do adolescente e como conviver com elas. Falo de algumas delas:

- Flutuações de humor: típicas desta fase, elas ocorrem pelo fato do adolescente fracassar ao tentar satisfazer algumas de suas necessidades instintivas. Sem saber ao certo se é adulto ou criança, frustrado e aborrecido, o adolescente se refugia em si mesmo, passa a conhecer seus limites e a partir daí pode agir melhor no mundo externo. É preciso respeitar esses momentos de reclusão. Como agir? Aceite que o jovem tenham esses momentos de solidão, mas deixe claro que ninguém tem culpa disto e que, no mínimo, a educação deve prevalecer dentro de casa. (Dar bom dia ao acordar, agradecer algum favor, etc.). Colocar-se a disposição para ouví-lo também é uma maneira de demonstrar respeito e colocar limites.

- Revoltas, discussões: o desenvolvimento moral do indivíduo passa por três níveis. No primeiro, o indivíduo ainda utiliza padrões de outras pessoas para fazer julgamentos. No segundo nível, alguns padrões estão internalizados e utilizados para agradar, mas já é capaz de fazer alguns julgamentos de acordo com os seus padrões. E o terceiro nível marca a verdadeira moralidade, onde o indivíduo faz seus próprios julgamentos e reconhece a possibilidade de conflitos com os padrões da sociedade. Na adolescência é onde acontece este desenvolvimento; o jovem internaliza alguns padrões de sua família e sociedade, mas também começa a ter sua própria opinião. Como agir? É preciso estabelecer o que será aceito dentro da família e aceitar as diferenças de opiniões em determinados assuntos.

- Amizades: a intensidade das amizades é maior na adolescência do que em qualquer outra fase. As amizades na adolescência tornam-se fontes de apoio, a confiança nos amigos faz com que o adolescente seja capaz de expressar seus sentimentos e pensamentos. A capacidade de fazer amigos revela o nível de desenvolvimento social de um jovem. Como agir? A frequência ou os lugares que serão permitidos frequentar dependem de cada família; mas diga que a importância de saber onde estão é para o bem de ambos os lados, caso alguém necessite de alguma coisa ou emergência. 

    Essas são algumas das mudanças que acontecem na adolescência. Até quando ela dura? Não se sabe ao certo ainda. Pela Organização Social da Saúde ela ocorre entre os 10 e 20 anos, variando de pessoa para pessoa. Mas em estudos realizados, médicos afirmam que o cérebro só completa o seu desenvolvimento aos 24 anos.

    Ou seja, respeito e paciência serão essenciais para os pais que possuem filhos nesta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário