7 de ago. de 2012

A escolha da escola

    Diferente de anos atrás, hoje é muito comum colocar os filhos em creches, escolas ou berçários cada vez mais cedo. Alguns especialistas dizem que não há idade mínima para a criança frequentar a escola, mas que o ideal é que até os 2 ou 3 anos a criança fique com a família, com seus cuidadores. Outros estudos mostram que, atualmente, nas escolas a criança tem a oportunidade de vivenciar inúmeras situações de aprendizagem e encontra um espaço onde pode ampliar suas potencialidades em várias áreas. 

    Se é melhor ou pior colocarmos as crianças em escolas cada vez mais cedo, cabe a cada família avaliar seus valores, crenças, princípios e necessidades.
Independente de qual for a sua escolha, acredito que seja importante saber algumas questões teóricas e práticas sobre a aprendizagem na hora de escolher a escola que seu filho irá frequentar.
   A primeira delas é sobre como a criança aprende. Existem três visões diferentes sobre a aprendizagem:
     - Inatista, a qual acredita que a criança recebe todas as condições físicas para aprender e se desenvolver; o professor é o centro de tudo, é o que transmite os conteúdos para que as crianças absorvam, decorem, fixem, copiem, reproduzam algo que lhes é apresentado pronto.
     - Ambientalista, a qual acredita que o ambiente oferece estímulos suficientes para promover o crescimento e amadurecimento da criança; o professor oferece os melhores materiais didáticos diferenciados, aulas show, apostilas multicoloridas e os alunos são passivos, esperando tudo acontecer.
        - Interacionista, a qual acredita que a criança aprende ao interagir com os objetos de aprendizagem, seu conhecimento é construído a partir da interação com pesquisas, perguntas, teste de hipóteses, troca de experiências com os colegas; o papel do professor é fazer o aluno pensar e agir, ajudando-o na construção de seu conhecimento.

    A segunda questão é, ao escolher a escola, tente conhecer o dia-a-dia da instituição, visite e tente conversar com os alunos, outros funcionários, perguntar sobre avaliações e obtenha o maior número de informações. Só assim você irá saber qual a visão de aprendizagem que esta escola realmente utiliza. Não se baseie apenas pelo folder, site, popularidade ou em uma pessoa só apresentando a instituição.

    Outra questão bastante importante são as armadilhas. Salas coloridas, repletas de materiais podem não corresponder a uma metodologia coerente. Em muitas salas assim, os alunos apenas copiam o que a professora escreveu ou fazem o que foi solicitado. Ou seja, o aluno não explora o potencial do material e não realiza suas descobertas pessoais. A mesma coisa acontece com os parquinhos enormes e coloridos que parecem novos de tão pouco uso.

    Uma quarta questão, bastante importante, se diz à formação e atualização dos professores e profissionais. Muitos estão estagnados, parados no tempo, achando que a sua metodologia ainda funciona perfeitamente nos dias atuais, com tanta mudança e transformações a cada instante de nossa sociedade. Procure saber se a escola investe na formação contínua de seus profissionais ou se eles mesmo vão atrás deste aperfeiçoamento.

    E por último, saiba quais são os tipos de instituição que seu filho pode frequentar:
      - Creches: espaço destinado ao apoio pedagógico e cuidado de crianças entre 3meses e 3 anos.
     - Berçários: geralmente focada nos cuidados e atendimento das necessidades físicas do bebê, até a fase em que começa a andar.
     - Centros de estimulação: oferecem propostas por períodos mais curtos, também até a fase em que o bebê começa a andar, com profissionais que estimulam o desenvolvimento por meio de brincadeiras.
     - Escola de educação infantil: atende crianças de 0 a 6 anos que são estimuladas pedagogicamente, exercitando as capacidades nas áreas do conhecimento, do desenvolvimento motor até o início do processo de letramento.

Além de todas essas orientações, priorize a personalidade de seu filho 
e os valores de sua família ao escolher a escola que ele irá frequentar

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