27 de ago. de 2012

Tá na hora de dormir!

    Choro, birra, chantagem, dificuldades das mais variadas na hora de dormir. Pode ser a de fazer os filhos irem para a cama ou a de continuarem dormindo a noite toda no próprio quarto: quem nunca passou por isso?

  Estudos britânicos confirmam que aproximadamente 40% dos pais deixam os filhos passarem a noite na cama do casal. No Brasil ainda não há estimativas, mas os diversos relatos, conversas entre amigos, comentários, artigos e até mesmo a experiência própria sobre a hora de dormir pode nos dar uma noção do quanto isso é comum na maioria das famílias brasileiras também.

    O dia a dia ou a correria profissional do casal, pode ser um agravante nessa situação.
 Muitos encaram o fato de dormir junto como uma recompensa por estar fora o dia inteiro; uma maneira de dar um pouco de atenção, matar as saudades. Cansados ou com receio de dizer não, os pais concordam com as visitas no meio da noite e criam um hábito pernicioso. Pois saibam que este ato pode prejudicar o desenvolvimento emocional, autonomia e segurança de seu filho, além de prejudicar a vida do casal também.

    O que fazer então para melhorar o processo da hora de dormir? Algumas dicas são muito valiosas e úteis, mas saibam que não acontecerá da noite para o dia. Dizem que uma atividade leva aproximadamente 6 semanas para virar rotina se realizada diariamente, ou seja, a paciência e a persistencia por parte dos pais é primordial para todo o processo.

1. Estabeleça regras: combine qual será o horário para dormir e explique que cada um tem o seu quarto e sua cama na casa, assim como cada um tem sua escova de dente, suas roupas, etc. 
2. O horário de dormir:  utilizar um relógio para mostrar a hora de dormir é bem vindo, isso ajuda a criança a saber o quanto ela ainda pode brincar, ver televisão, jogar video game. Mesmo que ela ainda não saiba ver as horas, diga o quanto ela ainda pode ficar acordada ou mostre onde o ponteiro tem que chegar para ela ir dormir. Se for possível, evite as brincadeiras muito estimulantes próximo à hora de dormir.
3. Crie uma rotina: Repetir as mesmas coisas todos os dias antes de dormir cria um ritual: tomar um banho, escovar os dentes, colocar um pijama, dar boa noite para todos da casa e escutar uma história ou música já deitado na cama até o sono chegar, torna o processo mais prazeroso. Isso vale para os bebês também; a partir dos 6 meses a criança já pode ir dormir em seu quarto e mesmo que eles ainda não entendam uma história, o ritual tem a mesma função nesta idade.
4. Facilitadores: deixar uma luzinha acesa e ter um objeto de transição (fraldinha, travesseiro, bicho de pelúcia, etc) facilita bastante.
5. Um quarto aconchegante: o quarto da criança deve ter tudo o que lhe é íntimo - brinquedos, livros e uma cama "do seu tamanho",  pois muitas vezes uma cama muito grande pode causar medo. Este deve seu o seu cantinho na casa, o seu refúgio.
6. Não abra exceções: o cansaço, frio, falta de paciência ou até mesmo a culpa pode fazer com que você deixe ele dormir em sua cama "só esta noite". Isso mostra à criança que regras podem ser quebradas e que ela pode conseguir o que quer, incentivando tentar mais vezes. Até mesmo nos casos de doença, a criança deve ser cuidada em seu próprio quarto.

    Se o problema está no meio da noite, quando seu filho aparece para dormir na cama do casal em busca de conforto e segurança, lembre-o das regras; diga novamente que aquela é a cama do papai e da mamãe e o leve imediatamente até a cama dele. Provavelmente você terá que repetir isso algumas vezes durante a noite e por vários dias, mas resista às lágrimas, chantagens emocionais e pedidos de por favor; seja persistente e tenha paciência pois este é um processo de transição e deve ser feito de forma gradual.

    Outra coisa também pode ser preciso: saia do quarto aos poucos para que a criança se sinta mais segura. Nos primeiros dias permaneça sentado em uma cadeira ou na cama mesmo até o sono chegar (mas não deixe ele no seu colo!), depois permaneça um pouco na porta e lhe dê boa noite.

    Uma boa noite de sono em sua própria cama e quarto, além de auxiliar na sua autonomia, é a melhor maneira de garantir uma noite de sono com qualidade para a criança, fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento.



Muitas vezes um não pode ser muito mais educativo e benéfico do que você pode imaginar


Nenhum comentário:

Postar um comentário