6 de jul. de 2012

Vínculo: seu significado e importância

    De acordo com o dicionário, vínculo significa: um laço moral, tudo que ata, aquilo que liga duas pessoas ou mais.

    Mas o que isso tem a ver com psicologia, desenvolvimento ou família? Tudo!

    O primeiro vínculo que o indivíduo estabelece é aquele formado com sua mãe. Muito antes de seu nascimento e ainda no ambiente intra-uterino, tem início a formação do vínculo entre a futura mãe e o seu bebê. A formação deste vínculo não é automática e imediata, pelo contrário, é gradativa e necessita de tempo; é a partir de, aproximadamente, 3 meses de gestação que o bebê começa a perceber os sentimentos de ser desejado e amado.

    Como vimos nos post anteriores, as primeiras relações com o mundo externo do bebê ocorre através do desenvolvimento sensorial. Depois das necessidades físicas atendidas, é a maneira de olhar, de tocar ou pegar no colo, um carinho, a resposta do cuidador a uma vocalização, que irá contribuir na formação do vínculo e, principalmente, do sentimento de confiança em si mesma e em relação àqueles que a rodeia.

    Este sentimento de confiança começa a ser construído a partir das primeiras relações e vai se fortalecendo no decorrer dos anos, principalmente até o terceiro ano. Em um ambiente ao lado de pais ou cuidadores afetivos, que ofereçam apoio incondicional, conforto e proteção, a criança será capaz de desenvolver estruturas psíquicas fortes e seguras para enfrentar as dificuldades da vida cotidiana.

    Para a formação deste sentimento de confiança, toda demonstração de carinho, proteção, apoio,, devem ser verdadeiros em relação à criança. Pode não parecer visível aos nossos olhos, mas uma criança consegue sentir a insegurança, o medo ou o desafeto de um pai ou de uma mãe.

    Sem esse sentimento de confiança e segurança, a criança pode desenvolver medos, receios e sentimentos de desconfiança que poderão vir a refletir nas relações futuras. É preciso que haja uma base segura da qual a criança possa partir para explorar o mundo exterior e a ela retornar, certa de que será bem vinda, nutrida físico e emocionalmente, encorajada e confortada caso houver um sofrimento ou ameaça.

  


    Em qualquer demonstração de sentimento, a qualidade é mais importante que a quantidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário